Início > Draft > Draft 2009 – Rumores

Draft 2009 – Rumores

A partir de agora, este tópico servirá para a divulgação das informações que estou apurando sobre o draft:

 

– Fim de festa 

Estou fechando o tópico de rumores para armar meu mock draft final. No entanto, espero muito mais ação até o final do recrutamento. Algumas equipes em quem recomendo prestar atenção: Minnesota Timberwolves, Golden State Warriors, New Jersey Nets, Indiana Pacers, Chicago Bulls, Portland Trail Blazers, Oklahoma City Thunder, Memphis Grizzlies e San Antonio Spurs.

Obrigado por acompanharem!  

 

– Nuggets quer entrar na primeira rodada

O Nuggets é outro time interessado em comprar uma escolha de primeira rodada. Eles estão interessados em selecionar um armador e tem jogadores como Eric Maynor, Toney Douglas e Darren Collison como principais alvos.

 

– Phoenix e Golden State conversando?

Fontes ligada à Liga informaram Adrian Wojnarowski, do Yahoo.com, que o Suns está discutindo uma troca com o Warriors que poderia levar Amare Stoudemire para Oakland, em troca de um pacote envolvendo o pivô Andris Biedrins e a sétima escolha do draft. Com a saída de Shaquille O’Neal para Cleveland, faz sentido que o Suns busque um novo pivô titular.

Biedrins provou-se bastante eficiente jogando no run and gun de Don Nelson. Certamente, mais peças serão envolvidas na troca. O ala-pivô Brandan Wright e o ala-armador Kelenna Azubuike estão entre os prováveis novos reforços do Suns.

 

– Jennings em Milwaukee?

Nas últimas horas, cresceram os rumores de que Brandon Jennings é o favorito de parte dos profissionais do Milwaukee Bucks, incluindo o treinador Scott Skiles e o GM assistente Jeff Weltman. Neste momento, acho que é o favorito para ser a 10ª escolha. 

 

– Knicks com a 29ª escolha

O Yahoo.com noticiou que o Knicks comprou a 29ª escolha, do Los Angeles Lakers, por U$3 milhões. O dinheiro viria para ajudar na renovação de contrato dos alas Trevor Ariza e Lamar Odom, enquanto o Knicks estaria pensando em selecionar um homem de garrafão.

UPDATE: Uma fonte confiável comenta que o Knicks quer o ala-armador Jack McClinton com a 29ª escolha. Ele tem vários interessados no começo da segunda rodada e tem se revelado uma espécie de Eddie House genérico – um especialista em arremessos. Uma adição interessante ao sistema de Mike D’Antoni. 

 

– O Bobcats também quer subir

Fontes afirmam que o Charlotte Bobcats está reunindo as escolhas 40 e 54 em um pacote para tentar obter uma escolha no fim da primeira rodada. Não tenho nenhuma informação sobre qual pode ser a intenção da equipe.

   

– Kings quer subir?

Jonathan Givony, do DraftExpress, noticiou que o Sacramento Kings ofereceu as escolhas 23 e 31 para o Detroit Pistons, em troca da 15ª seleção. O time da Califórnia quer selecionar um ala-pivô que possa ajudar imediatamente (DeJuan Blair ou Tyler Hansbrough). O Pistons é um bom alvo, assim como o Nets (11), pois são times que parecem bastante indecisos com suas atuais posições e mais interessados em jogadores previstos para o final da primeira rodada.

 

– Vendedores e compradores na primeira rodada

Dos times da primeira rodada do recrutamento, três estão supostamente interessados em vender suas escolhas. O Chicago Bulls está aberto para discussões com a 26ª escolha, apesar de também estar tentando trocá-la. O Memphis Grizzlies está envolvido em conversas pela 27, mas existe um certo interesse em mantê-la. O Minnesota Timberwolves, com quatro seleções, venderá alguma. Embora a 28 seja a mais provável, há quem queira comprar a 18ª escolha.

Quem tem interesse? O Rockets é o primeiro da lista, com uma proposta que pode envolver o ala-pivô Carl Landry. O Knicks está envolvido em diversas conversas, como já disse antes. O Spurs é outro time que quer entrar na primeira rodada, buscando Omri Casspi ou DaJuan Summers. 

 

– O que sobrou para o Wizards

Com o envio da quinta escolha para Minnesota, o Wizards ficou apenas com a 32ª escolha do recrutamento. Sempre é muito difícil prever segunda rodada, mas espere que a franquia pegue um homem de garrafão. Ahmad Nivins e Victor Claver aparecem como opções prováveis. Taj Gibson, que deve ser selecionado no final da primeira rodada, não passa daqui.

 

Escolhas de segunda rodada

Aqui vai uma lista de 15 jogadores que deverão ser selecionados na segunda rodada do draft:

Jon Brockman, Victor Claver, Dionte Christmas, Jack McClinton, Nando de Colo, Sergei Gladyr, Wayne Ellington, Patrick Mills, Jodie Meeks, Christian Eyenga, Jermaine Taylor, Derrick Brown, Dante Cunningham, Josh Heytvelt e Jeff Pendergraph.

 

– Grizzlies se livrando de pivôs?

Amanhã, antes ou durante o draft, é esperado que o Memphis Grizzlies feche uma troca com o New York Knicks. A equipe da Big Apple receberá o pivô Darko Milicic e considerações financeiras pelo ala Quetin Richardson. Os dois jogadores são contratos expirantes, então a motivação não parece ser financeira.

O suposto motivo do negócio para o Grizzlies seria abrir espaço no elenco para a chegada de um novo pivô em Memphis. Hasheem Thabeet? É o que parece.

 

– Mais do Knicks

O Knicks está abertamente em busca de uma segunda escolha de primeira rodada, na segunda metade da tabela. A franquia já teria tentado comprar a 27ª seleção, mas o Grizzlies não aceitou a proposta financeira. Alan Hahn, jornalista do jornal Newsday, chegou a noticiar que o Knicks havia comprado a 28ª escolha do Minnesota Timberwolves, o que se revelou apenas um alerta falso.

Agora, segundo o próprio Hahn, o alvo do Knicks é a 18ª escolha – também do Twolves. A oferta da franquia deve envolver um valor em dinheiro e a trade exception obtida na troca de Renaldo Balkman para o Nuggets. O fato é que o Knicks está tentando.

 

 – Troca Blazers/Mavericks

O Mavericks cedeu a 22ª escolha do recrutamento para o Blazers por um pacote que envolve as escolhas 24, 56 e uma seleção de segunda rodada de 2010. É até difícil entender o motivo desta troca, pois muda muito pouco a situação de ambas as equipes na tabela de selecionadores. Mas, com quatro escolhas de segunda rodada, não custa para o Portland abrir mão de uma para subir sua posição na primeira rodada.

Para o Mavericks, perder duas posições também não parece incomodar muito. A escolha deverá ser um jogador de perímetro e a oferta de jogadores não é um problema. Para o Blazers, pode ser uma ajuda pensando em uma outra troca. Prejudicar, não prejudica.  

 

– Thunder vai de Rubio?

O Oklahoma City Thunder contratou os serviços de uma importante empresa de advocacia de Barcelona para o estudo do buyout de Ricky Rubio. A franquia quer entender a situação do armador e uma opinião jurídica sobre o futuro de Rubio.

 

– Por que ninguém quer ir para Memphis?

O Grizzlies tem uma boa (não excelente) base de jovem jogadores – OJ Mayo, Marc Gasol, Rudy Gay, Darrell Arthur, Mike Conley Jr. -, mas, mesmo assim, foi quase rechaçado por muitos dos prospectos de ponta do recrutamento. O motivo para esta recusa pode não ser a cidade ou a qualidade do elenco, mas a postura da direção do Tennessee.

Muitos futuros novatos sabem que não vão entrar imediatamente em uma equipe vencedora, mas temem o futuro no Grizzlies porque Chris Wallace e os dirigentes da franquia não parecem comprometidos em formar uma equipe vencedora. Eles não investem, trocam seus principais jogadores por espaço na folha salarial e nunca observam o mercado com um olhar objetivo.

O futuro de Memphis não é obscuro pelos atletas que tem, mas pelos dirigentes e a política adotada.

 

– Lakers na primeira rodada

Muitas informações contraditórias sobre o que o Lakers pretende fazer com a 29ª escolha. Em entrevista para a ESPN, o GM Mitch Kupchak disse que deverá trocar algumas das suas três seleções, mas não deu certeza ou determinou quais seriam. A intenção é economizar, visando renovar os contratos de Lamar Odom, Trevor Ariza e Shannon Brown.

Enquanto isso, Jonathan Givony, do DraftExpress, ouviu diversas fontes comentarem que o armador Nick Calathes – que, recentemente, assinou contrato com o basquete grego – será a escolha de primeira rodada do Lakers. O time não teria gasto imediato com o atleta porque o manteria na Grécia por um ou dois anos.

 

– Suns e Thunder conversam

O Phoenix Suns e o Oklahoma City Thunder estão negociando uma troca entre suas escolhas. A franquia do Arizona cederia a 14ª seleção e, em contrapeso, receberia a 25ª escolha e, acima de tudo, o retorno da sua seleção de primeira rodada do draft de 2010. Ela estava em posse do Thunder por causa da troca que levou o ala-pivô Kurt Thomas para Phoenix.

Com a 14ª escolha, o alvo do Thunder seria o pivô BJ Mullens. O Suns faz o negócio unicamente para aproveitar a chance de recuperar sua seleção de 2010. Na 25ª escolha, Phoenix ainda pode encontrar armadores (Eric Maynor, Toney Douglas, Patrick Mills, Darren Collison) ou alas versáteis (DaJuan Summers, Omri Casspi, Chase Budinger) – os aparentes alvos da direção para este draft

 

– James Harden em Minnesota

Hoje, o ala-armador James Harden não participou do dia especial de atendimento à mídia para participar de um treinamento fechado, em Minnesota, com a participação do GM David Kahn. Este fato é resultado direto da aquisição da quinta escolha pelo Timberwolves. Ao que tudo indica, Harden será jogador do Minnesota Timberwolves e vai vai substituir Randy Foye no alinhamento titular da equipe.

O Timberwolves também continua tentando subir no recrutamento usando as escolhas cinco e 18. A oferta já havia sido recusada pelo Memphis Grizzlies (2) e, hoje, a equipe também recebeu não do Oklahoma City Thunder (3). O panorama mais provável é que o Minnesota chegue ao recrutamento com as escolhas cinco, seis e 18 e venda a 28ª seleção.

 

– Gerald Henderson: a bola da vez

Ontem, a maioria do rumores indicaram que o Gerald Henderson perdeu a briga com Terrence Williams pela escolha do Charlotte Bobcats (12). No entanto, a notícia parece ter recolocado o ala-armador nos holofotes. Hoje, Henderson foi apontado como uma provável surpresa como seleção do New York Knicks (8).

O time, que está dividido entre os armadores Jrue Holliday e Brandon Jennings, estaria vendo em Henderson um jogador mais preparado para contribuir imediatamente com a franquia. Não custa nada lembrar que a habilidade defensiva do ala-armador lembra Raja Bell, que exercia função fundamental no Suns de Mike D’Antoni – atual técnico do Knicks.

Além disso, o Bulls também estaria emergindo como um potencial interessado em Henderson. Por isso, a equipe intensificou os esforços para subir na lista de selecionadores (como já havia dito aqui, ontem). Eles ofereceram as escolhas 16 e 26 para o Nets, em troca da 11ª seleção, mas não conseguiram sucesso. O Pacers deverá ser o próximo alvo.

 

– Uma cartada por Rubio

O Knicks pode ter se acalmado na sua intenção de subir até a segunda escolha do recrutamento, visando o armador espanhol Ricky Rubio. O que se diz é que a franquia trabalha em uma troca pós-draft com o Oklahoma City Thunder, que apresentou súbito interesse em selecionar Rubio. Esta negociação levaria o ala-pivô David Lee para o Thunder.

Aparentemente, o jogador que o Knicks selecionaria com a oitava escolha ficaria com a franquia. Como disse anteriormente, os dirigentes de Nova York estariam nutrindo um tardio interesse em Gerald Henderson.

 

– Troca quase fechada (Timberwolves/Wizards)

Ric Bucher, da ESPN, trouxe a notícia de que o Timberwolves e o Wizards estão próximos de fechar uma troca. O negócio levará os pivôs Etan Thomas e Oleksiy Pecherov, o ala-pivô Darius Songaila e a quinta escolha do draft para o Timberwolves. Em contraponto, o Wizards vai receber o ala Mike Miller e o ala-armador Randy Foye.

O negócio só vai ser confirmado oficialmente na tarde de quarta-feira, quando Etan Thomas vai assinar um termo que garante a extensão do seu contrato por mais um ano, anulando as chances de tornar-se agente livre a partir de 1º de julho. Assim que isso ocorrer, a negociação será oficialmente confirmada.

Com isso, o Timberwolves passa a ter quatro escolhas de primeira rodada – 5, 6, 18 e 28 – e deve realizar ainda mais trocas para subir até o TOP 3, enquanto o Wizards fica apenas com a 32ª seleção.

 

– Elevador do draft

Em um recrutamento tão equilibrado e imprevisível, é comum que os times queiram mudar de posições. Com a troca em vias de confirmação que levará a quinta escolha, originalmente do Washington Wizards, para o Minnesota Timberwolves, eu já desconsidero a presença da equipe da capital norte-americana e relaciono a seleção com o Twolves.

Quem quer subir? Minnesota Timberwolves (5-6-18-28-45-47),  New York Knicks (8), Indiana Pacers (13-52), Chicago Bulls (16-26), Dallas Mavericks (22) e Portland Trail Blazers (24-33-38-55-56).

Quem quer descer? Memphis Grizzlies (2-27-36), Oklahoma City Thunder (3-25), Golden State Warriors (7) e New Jersey Nets (11). 

 

 – Timberwolves busca a segunda escolha

Amanhã, o Timberwolves confirma a aquisição da sua quarta escolha de primeira rodada e vai reiniciar suas negociações com o Memphis Grizzlies, pela segunda seleção. O Grizzlies deseja descer na tabela de seleção porque está encontrando alta rejeição entre os principais elegíveis.

A informação que tenho é que o Timberwolves quer ter duas escolhas na loteria, ou seja, não vai oferecer as seleções cinco e seis juntas para o Grizzlies. A intenção da equipe é ofertar a quinta e a 18ª escolha para Memphis – ou uma variação desta proposta. Além disso, o time de Minnesota sustenta que a inserção de Kevin Love no negócio está absolutamente fora de cogitação.

Apesar do pacote 5+18 não representar o que o Memphis quer, é possível que acabem aceitando pela falta de interesse dos principais elegíveis em ir para o Grizzlies. Com a quinta escolha, Tyreke Evans e Jordan Hill passariam a ser os dois alvos principais e Memphis. Como o segundo da lista de selecionadores, o Timberwolves tende a ir atrás de Ricky Rubio.

E se o Grizzlies não aceitar a troca? A maior probabilidade é que Thabeet seja escolhido, apesar de não ter atendido ao treinamento da franquia marcado para domingo passado. Ele disse estar contundido. Mas isso não impediu que integrantes da comissão de Memphis fossem até Los Angeles para uma conversa com o pivô africano. Ao final do encontro, a impressão que ficou para os envolvidos é que, mesmo sem treinar, Thabeet será o segundo escolhido do Grizzlies.

 

O armador do Kings

O Kings selecionará um armador com a quarta escolha do recrutamento. O problema é descobrir qual. Ontem, Ricky Rubio mudou seu plano inicial, viajou para Sacramento e fez um treinamento especial para a franquia. Motivo? Se não o fizesse, estaria próximo de perder sua posição quase certa como novo jogador do Kings.

Nos últimos dias, Tyreke Evans e Jonny Flynn fizeram apresentações excelentes para a equipe e ganharam a confiança de muita gente. Mas, acima disso, os donos do Kings já disseram que, se o time não fizer uma boa temporada, mudanças acontecerão e a maioria dos integrantes da direção estão no último ano de seus contratos. Eles precisam de alguém que consiga entrar em quadra e trazer impacto imediato e Flynn e Evans são jogadores mais preparados e escolhas mais seguras do que Rubio – por mais talentoso que seja, ainda um armador espanhol de 18 anos.

Segundo Chad Ford, o treino especial de Rubio para o Kings não foi muito conclusivo porque, no final das contas, ele estava sozinho em quadra. Uma vez que sua grande virtude é a habilidade de playmaker e incrível visão de jogo, ele acabou “vendido” sozinho em quadra – com seu arremesso falho. Ao menos, ele deu garantias de que seu buyout está em vias de resolução e suas medições foram muito boas (6’5″ com sapatos, 6’7″ de envergadura).

Neste momento, é esperar que a franquia dê alguma dica sobre quem vai escolher, pois temos um enigma que pode perdurar até o anúncio da escolha. 

 

Golden State Warriors

Assim como o Grizzlies, o Warriors também encontrou resistência nas tentativas de marcar treinos com alguns dos grandes nomes do recrutamento. Se ficarem com a sétima escolha, a tendência é que selecionem Stephen Curry – mesmo sem ter treinado para a equipe – ou Jordan Hill. Em um encontro recente com o treinador Don Nelson, Hill deu a entender que saiu com uma promessa de que não passaria do Warriors.

Brandon Jennings também encanta os dirigentes de Oakland, mas todos dizem que, por mais que o Warriors precise de um armador – a tendência é que não selecionem um armador puro. 

No entanto, dois outros atletas que agradaram muito a franquia foram Terrence Williams e James Johnson, que serão selecionados após o TOP 10. Por isso, é possível que a franquia troque para descer no recrutamento. Tal atitude poderia fazer parte de um negócio maior, que envolva outros jogadores que a organização quer “despachar” (Corey Maggette, Jamal Crawford, Brandan Wright).

 

New Jersey quer Casspi

O Nets está atrás de um jogador que possa suprir a rotação das duas alas e, durante os treinos que realizou, ficou encantado com o israelense Omri Casspi. Ele realmente parece ser o favorito da franquia. O problema é que gastar a 11ª escolha com Casspi seria um grande exagero, uma vez que ele é projetado para o final da primeira rodada. Por isso, o Nets é um dos times que podem ter interesse em descer no recrutamento.

Esta postura não é uma certeza. Com a sua escolha atual, eles podem encontrar jogadores de características semelhantes à Casspi em Earl Clark e James Johnson. A franquia não parece encantada com ambos como com o israelense – que, supostamente, “acabou” com Austin Daye, em seu treinamento para o Nets. 

 

Indecisão em Nova York

Desde o início das conversas sobre o draft, o Knicks deixou clara sua intenção de selecionar o ala-armador Stephen Curry. No entanto, a oitava escolha não deverá ser o bastante para tê-lo como opção. Isso vale ainda mais para Ricky Rubio, outro sonho da direção de Nova York. Por isso, o Knicks é um dos times que consideram fortemente a chance de subir no recrutamento. Acredita-se que até o ala-pivô David Lee esteja disponível para esta troca.

Caso não consigam subir na lista de selecionadores, o Knicks viverá uma enorme indecisão. Com outros supostos favoritos também, potencialmente, indisponíveis (Jordan Hill, Tyreke Evans), o time terá que decidir entre Brandon Jennings e Jrue Holliday.

Jennings treinou uma vez para a franquia e deixou uma excelente impressão. Para o Knicks, ele é ainda mais técnico e está mais preparado do que a maioria diz. Além disso, conta com o trunfo de ter jogado um ano na Itália, o que deve agradar o técnico Mike D’Antoni – grande fã do basquete europeu. Já Holliday fez dois treinos para a equipe. No primeiro, não deixou ótima impressão e pareceu nervoso. No segundo, que aconteceu há alguns dias, foi muito mais incisivo e agradou a quem assistiu.

O dilema existe e o Knicks deverá se esforçar para evitá-lo – subindo posições. 

 

Rockets na primeira rodada?

O Houston Rockets está empenhado em conseguir uma escolha de primeira rodada. A preferência é por estar entre os 20 primeiros selecionadores. Para isso, estão oferecendo pacotes de troca com o ala-pivô Carl Landry e, possivelmente, seleções de recrutamentos futuros.

Landry tem muito potencial e já é bastante produtivo dentro de quadra, mas não se trata de um jogador que atraía extremo interesse. No entanto, em um draft deste nível, pode ser uma aposta mais rentável do que uma escolha da segunda metade da primeira rodada. Quem pode estar interessado? Eu vejo alguns times com potencial: o Utah Jazz (20), o Sacramento Kings (23), o Oklahoma City Thunder (25), o Chicago Bulls (26) e o Memphis Grizzlies (27).

Neste caso, para mim, a questão é muito mais se vale a pena para o Rockets abrir mão de Landry do que se vale a pena para estas equipes abrirem mão das escolhas.

 

Sergei Gladyr

Você conhece o ala-armador ucraniano Sergei Gladyr? Com apenas 19 anos, foi um dos grandes destaques do Reebok Eurocamp 2009. Pontuador nato e atlético, conseguiu média de 15 pontos por partida na última temporada do Campeonato Ucraniano. E, aparentemente, o garoto tem promessa de escolha de uma equipe da segunda rodada.

Difícil prever quem seja, pois a segunda rodada é sempre um tiro no escuro e todas as franquias da NBA enviaram olheiros para o Reebok Eurocamp. O certo é que Gladyr deverá ouvir seu nome na próxima quinta-feira.

  

Bulls quer subir

O Bulls é dono das escolhas 16 e 26, mas conversa com várias equipes do TOP 15 para tentar uma troca que permita subir na tabela de seleção. O pacote oferecido são exatamente as duas escolhas que a franquia detém. A intenção aparente da franquia é selecionar alguém como DeJuan Blair ou Tyler Hansbrough, alas-pivôs considerados prontos para causar impacto entre os profissionais.

Aparentemente, os candidatos mais fortes a realizarem esta troca seriam o Indiana Pacers (13) – que quer subir, mas não parece ter as peças necessárias para conseguir isso – e o New Jersey Nets, uma das equipes supostamente interessadas em descer no recrutamento.

 

 A hora de Kevin Pritchard  

O GM do Blazers, Kevin Pritchard, já provou ser um grande recrutador e montou a base jovem mais forte da NBA a partir de um currículo quase irretocável de transações de seleções. E, este ano, não espere que ele fique parado. O grande interesse do dirigente é subir no recrutamento, até o TOP 15, para selecionar o ala-pivô DeJuan Blair.

Há algumas semanas, ele precisaria de mais do que uma das 15 primeiras escolhas para escolher Blair, uma vez que era cogitado para ser a 10ª escolha, do Bucks, ou a 11ª, do Nets. No entanto, o histórico de contusões do atleta fez com que perdesse confiabilidade entre algumas franquias. Com ou sem lesões, Pritchard adora Blair e o quer em Portland.

A proposta do Blazers deve envolver a 24ª escolha e atletas como o ala Travis Outlaw e os armadores Sergio Rodriguez e/ou Steve Blake. Provavelmente, até o promissor Jerryd Bayless pode entrar no negócio. No entanto, a franquia precisa ser certeira no movimento. A informação que tenho é que, na 13ª escolha, o Pacers não deixará Blair passar.

 

Visão Pessoal

Minha impressão é que uma troca entre o Nets e Bulls ou Blazers pode ser a solução para os dois lados envolvidos.

Com a 11ª escolha, o Blazers conseguiria pegar DeJuan Blair. Travis Outlaw reforçaria a fraca rotação de SFs do Nets e Sergio Rodriguez ou Steve Blake ou Jerryd Bayless traria um reserva mais consistente para a armação de New Jersey. Enquanto isso, a 24ª escolha deverá ser o bastante para garantir a seleção de Omri Casspi.  

Com a 11ª escolha, o Bulls também estaria em uma posição confortável para selecionar Tyler Hansbrough ou DeJuan Blair. Enquanto isso, a escolha 16 garante Omri Casspi sem dificuldades e, com a 26ª escolha, o Nets pode trazer um bom armador para reforçar a reserva de Devin Harris. 

 

Categorias:Draft
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário