Início > Jogadores > Mercado – Quem está em alta?

Mercado – Quem está em alta?

O primeiro dia de julho marca a reabertura do mercado para a oficialização de contratações e renovações contratuais. Para quem é agente livre, pode-se dizer que a temporada 2009-10 começa em duas semanas. E, com a maioria das equipes interessadas em poupar dinheiro – por causa da crise financeira ou na espera do mercado de 2010 -, a busca por um contrato vai ser a mais complicada dos últimos anos.

O único time que, certamente, vai fazer grandes cifras circularem e investir na contratação de agentes livres de outras equipes é o Detroit Pistons. Aparentemente, as outras poucas equipes com espaço na folha salarial para contratar (Grizzlies, Thunder) não estão programadas para fazerem investimentos substanciais de imediato.

Dos mais de 100 jogadores que podem ou vão ser agentes livres, selecionei uma lista de 20 atletas que considero estarem valorizados:

Mike Bibby (PG – Atlanta Hawks) – 31 anos

Agente livre irrestrito

Salário 2009: U$15.225.000

Mike Bibby não ganhará um novo contrato de U$15 milhões, mas está no melhor momento competitivo da carreira. Sua chegada em Atlanta trouxe o que a franquia necessitava para retornar aos playoffs e revalorizou o armador, após alguns anos em um Kings sem brilho. O Hawks já se movimenta para abrir espaço salarial que garanta a permanência de Bibby.

Leon Powe (PF – Boston Celtics) – 25 anos

Agente livre restrito

Salário 2008-09: U$797.581

Em três anos de carreira e pouco tempo de quadra, Powe conseguiu mostrar grande potencial e produtividade. Em tempos de homens de garrafão escassos, Powe é um dos bons nomes que o mercado oferece. Espere o Celtics empenhado em cobrir todas as possíveis propostas que Powe receberá.

Glen Davis (PF – Boston Celtics) – 23 anos

Agente livre restrito

Salário 2008-09: U$711.517

Davis não é um excelente atleta, mas as contusões de Leon Powe e Kevin Garnett fizeram com que ganhasse um significativo tempo de quadra na pós-temporada. E ele correspondeu, chegando até a decidir jogos para o Celtics. Não vejo legiões de times correndo atrás de Glen Davis, mas Boston deverá tratar sua renovação de contrato com atenção.

Anderson Varejão (PF – Cleveland Cavaliers) – 25 anos

Extensão opcional do jogador

Salário 2008-09: U$5.784.480

Existem muitas informações conflitantes sobre a questão contratual de Varejão e existe uma considerável chance do ala-pivô testar o mercado. Com o passar dos anos, sua importância cresceu no sucesso do Cavaliers e, durante parte da última temporada, o brasileiro foi titular do time de melhor campanha da Liga.

Brandon Bass (PF – Dallas Mavericks) – 24 anos

Agente livre irrestrito

Salário 2008-09: U$826.269

Espanta-me que o nome de Brandon Bass não povoe os rumores de intenção das principais equipes da NBA. A verdade é que trata-se de um ótimo jogador, que adiciona constantes evoluções ao seu jogo e, em seus três primeiros anos de carreira, vem fazendo um excelente trabalho com tempo de quadra bem limitado.

Chris Andersen (PF – Denver Nuggets) – 30 anos

Agente livre irrestrito

Salário 2008-09: U$998.398

Após seguidos problemas disciplinares e violações ao programa anti-drogas da NBA, Andersen teve seu grande retorno ao basquete profissional nesta temporada. “Birdman” fez uma brilhante campanha com o Nuggets e foi essencial para o crescimento técnico mostrado pela equipe. Ele provou que pode ajudar muitos times por um valor justo.

Ron Artest (SF – Houston Rockets) – 29 anos

Agente livre irrestrito

Salário 2008-09: U$8.450.000

Ron Artest chegou sob certa desconfiança em Houston, mas dissipou as dúvidas com boas atuações e ajudando o Rockets a chegar às semifinais de conferência, cobrindo a ausência de Tracy McGrady. Eu duvido que a franquia do Texas dará brecha para a concorrência – vai renovar prontamente o contrato do ala.

Marquis Daniels (SG – Indiana Pacers) – 28 anos

Extensão opcional do time

Salário 2008-09: U$6.860.000

O Pacers não vai exercer a opção no contrato de Daniels e deixará seu contrato expirar. Mas, após dois anos apagados em Indiana, a última temporada foi muito produtiva, relembrando o jogador promissor que havia se revelado nos tempos de Dallas e cravando a melhor média de pontos da carreira (13.6). Mesmo assim, será difícil conseguir um contrato tão bom quanto o atual.

Trevor Ariza (SF – Los Angeles Lakers) – 23 anos

Agente livre irrestrito

Salário 2008-09: U$2.911.600

Trevor Ariza foi titular do time campeão da NBA e teve excelentes atuações nos jogos fora de Los Angeles das Finais. Sua capacidade defensiva foi essencial na ótima temporada vitoriosa do LA Lakers. Ele vai estar entre as prioridades da franquia nesta off-season e a equipe comandada por Phil Jackson não vai deixá-lo sair.

Shannon Brown (G – Los Angeles Lakers) – 23 anos

Agente livre irrestrito

Salário 2008-09: U$797.581

Shannon Brown sempre foi um jogador subestimado. Nesta última temporada, sob o comando de Phil Jackson, finalmente o armador pôde mostrar que é muito mais do que um cestinha de Ligas de Verão. Assumindo a armação reserva dos campeões da NBA em momentos estratégicos, ele demonstrou a maturidade de um atleta que merece um lugar fixo em uma franquia e um contrato totalmente garantido.

Ramon Sessions (PG – Milwaukee Bucks) – 23 anos

Agente livre restrito

Salário 2008-09: U$711.517

Ramon Sessions deverá ser um dos mais visados agentes livres da temporada. Em menos de 100 partidas como profissional, a maior parte como reserva, conseguiu ser um dos 18 jogadores da última temporada com média superior à 5.5 assistências. O Bucks vai tratar a renovação de Sessions como uma prioridade máxima.

Charlie Villanueva (PF – Milwaukee Bucks) – 24 anos

Agente livre restrito

Salário 2008-09: U$3.448.050

Após dois anos ruins em Milwaukee, Charlie Villanueva voltou a mostrar o talento do seu primeiro ano de carreira, quando ainda atuava pelo Raptors. Saindo do banco, provou ser muito produtivo, com médias superiores à 16 pontos e sete rebotes – em apenas 27 minutos por partida. Se o Bucks tiver que escolher entre ele e Sessions, Villanueva deverá ser liberado.

Nate Robinson (G – New York Knicks) – 25 anos

Agente livre restrito

Salário 2008-09: U$2.020.178

Robinson ainda não parece ser o tipo de jogador para reforçar um time campeão, mas sua última campanha representou mais um passo da evolução técnica do armador, que foi um dos cinco melhores reservas (odeio o termo “sexto jogador”) da temporada. O projeto 2010 do Knicks não deve permitir que o Knicks mantenha Nate em seu elenco.

David Lee (PF – New York Knicks) – 26 anos

Agente livre restrito

Salário 2008-09: U$1.788.033

Na grande temporada de sua carreira, David Lee entrou no patamar dos jogadores que mais anotam doubles-doubles da NBA, terminando a campanha com médias de 16 pontos e 11.7 rebotes. O projeto 2010 do Knicks deixa dúvidas se o Knicks vai manter Lee em seu elenco. Muitas franquias devem mostrar interesse no eficiente ala-pivô.

Hidayet Turkoglu (SF – Orlando Magic) – 30 anos

Opção de rescisão prévia

Salário 2008-09: U$6.864.200

Em dois anos defendendo o Magic sob o comando de Stan Van Gundy, Turkoglu passou de um arremessador ao jogador mais importante do time campeão da Conferência Leste. Seu valor de mercado acompanha o crescimento e o ala turco vai sair do seu atual contrato para assinar um maior. Orlando está disposto a renovar com Turkoglu.

Marcin Gortat (C – Orlando Magic) – 25 anos

Agente livre restrito

Salário 2008-09: U$711.517

Nas últimas temporadas, Gortat parecia um segredo do Magic, que trabalhava o pivô escondido pela suprema titularidade e durabilidade física de Dwight Howard. Em 2009, algumas chances de aparecer fizeram com que o polonês aparecesse. Extremamente produtivo em pouco tempo de quadra, ele é um raro atleta em uma Liga carente de centers. A franquia de Orlando não deverá ter flexibilidade financeira para manter Gortat.

Andre Miller (PG – Philadelphia 76ers) – 33 anos

Agente livre irrestrito

Salário 2008-09: U$9.999.999

Miller sempre foi subestimado e agora, já na reta final da carreira, parece estar recebendo o reconhecimento que merece. É o líder e ponto de organização do jovem e atlético time de Philadelphia. Com 33 anos, não acho que conseguirá um contrato longo ou que renda U$10 milhões por ano, mas deverá ter várias equipes interessadas em seus serviços.

Mehmet Okur (C – Utah Jazz) – 30 anos

Opção de rescisão prévia

Salário 2008-09: U$8.500.000

Okur está mais valorizado por ser um artigo raríssimo no mercado atual (bom pivô com excelente arremesso) do que pelo bom pivô que é. Eu ainda não li nada sobre o anúncio final do turco sobre o exercício da opção, mas acho que a pequena circulação de dinheiro faz com que ficar em Utah seja uma escolha mais sábia – será difícil conseguir mais de U$9 milhões por ano de algum time.

Carlos Boozer (PF – Utah Jazz) – 27 anos

Extensão opcional do jogador

Salário 2008-09: U$11.593.817

Os cinco anos de Utah fizeram muito bem ao ala-pivô Carlos Boozer, que se transformou em um atleta com médias de double-double. No entanto, a franquia está mais interessada em renovar com o mais jovem Paul Millsap. Boozer é o agente livre virtualmente disponível mais valioso oferecido pelo mercado. A tendência é que assine com o Pistons.

Paul Millsap (PF – Utah Jazz) – 24 anos

Agente livre restrito

Salário 2008-09: U$797.581

Em um ano de muitas renovações, Paul Millsap parece ser a prioridade do Jazz. O jovem ala-pivô aproveitou a grande oportunidade oferecida pela contusão do titular Carlos Boozer para fazer seu nome junto à franquia. Com excelentes produtividade e potencial, além de rendimento defensivo muito superior ao de Boozer, Millsap tornou-se o homem de garrafão do futuro da franquia.

Fotos: ESPN / Informações salariais: Hoopshype

Categorias:Jogadores
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário